sábado, 1 de maio de 2010

O quarto secreto da adoração


Existe um lugar onde Deus nos ouve melhor do que em outros. Há quem pense ou diga que para estar em comunhão com Deus é necessário estar sempre na igreja (e não falo isto para que ninguém deixe de ir), mas a realidade é que, se quisermos, podemos muitas vezes transformar nosso coração num pequeno templo, e nossa mente, num fervoroso culto de adoração a Deus. Sim, podemos nos recolher secretamente para celebrar um culto de louvor, ainda que seja na mais densa escuridão ou no mais horrendo vendaval. E o nosso Pai, que vê em secreto, nos recompensará.

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:6

O que pode acontecer no quarto, em secreto, quando temos apenas Deus como nosso espectador? Existe algo místico no quarto? Não. Mas é ali que podemos estar intimamente face a face com o Senhor. Certa vez, São João da Cruz, que viveu na idade média, disse: "Se um homem não conseguir encontrar Deus no silêncio do seu quarto, não conseguirá encontrá-lo em nenhum outro lugar deste mundo". Você adora a Deus no quarto?

Muitos falam de adoração adjetivando-a de profética, espontânea, extravagante etc. Mas estes mesmos ministros de louvor, na verdade, não têm tempo sequer para estar com Deus no quarto a sós, e por isso não vão além de "artistas litúrgicos". É no quarto que derramamos a alma perante o Senhor e Ele nos vê, que sentimos calorosamente sua presença e esta revela o nosso pecado, nossas fraquezas e as reais intenções de nosso coração.

Rubens Amorese disse: "Mais tarde, quando for a hora da oração pública, da música na igreja, todas estas coisas já terão sido apresentadas a Deus, no quarto. Já teremos orado pelos inimigos e desafetos, já teremos ajustado nossa vontade à de Deus, já teremos vencido o maligno, a carne, o mundo e o eu." Aí, sim, chegaremos livres e leves para prestar culto ou ministrar o louvor na Casa de Deus.

Ao contrário do que se apregoa por aí, a luta da cruz se vence no Getsêmani. Sozinho, direto com Deus, pessoalmente e sem interferências. As grandes lutas da adoração na igreja, pelas quais todo adorador passa, são vencidas antes, no quarto. "Deixar para enfrentá-las no templo é como se Jesus tivesse partido para a cruz sem ter passado pelo Getsêmani" (Amorese).

Atenção: Em segredo é melhor. Quando entramos no quarto, a porta "fechada" quer dizer que queremos um encontro com Deus e com mais ninguém. A porta fechada sinaliza que ninguém deve entrar; que você não quer ouvir nenhuma outra voz, nenhum celular ou telefone, e não quer ter nenhum outro compromisso, só o com Deus - Deus somente Deus. É quando acontece a adoração pessoal, e, neste momento sublime, o quarto se transforma em santuário porque o nome do Senhor ali é invocado, adorado e exaltado.

Quero, então, com essa palavra, incentivar e motivar você a entrar no mais lindo santuário de todos, seu quarto, e ali obedecer sinceramente e conscientemente o que escreveu Tiago: "Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros" (Tg 4:8). Fazendo assim você terá grandes, intimas e poderosas experiências com Deus, e Ele, que vê em segredo, te recompensará.

Fonte: Site Marcos Goes

27/04/2010

2 comentários:

Patrícia disse...

Muito verdadeiro e profundo este texto, sobre a importãncia de orarmos em nosso quarto. Parami, caiu como uma luva. Mexeu tanto comigo que tomei a liberdade de encaminhá-lo a várias amigas, pois essa é uma verdade que muitas vezes esquecemos, não basta orar na igreja, não há avivamento se você não se encontrar com Deus a sós, em seu quarto, se não tiver um compromisso onde a única coisa que importa é comunicar-se única e exclusivamente com Deus. Parabéns pelo post abençoado.

Márcio Galvão disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ. QUASE SEMPRE NÓS, NA ANSIA DE ANUNCIAR JESUS NÃO NOS RECOLHEMOS PARA INTERIOLIZÁ-LA. DENTRO DE NÓS MESMO HÁ UM LAR SAGRADO ONDE PRECISAMOS ESTAR A SÓS COM DEUS.VOU AINDA MAIS ALEM; É NO MAIS PROFUNDO SILÊCIO QUE PERCEBEMOS A PROFUNDIDADE DE DEUS