segunda-feira, 16 de julho de 2007

Comprometimento, Graça, Santidade e outras coisas mais

Um oi bem grande para aqueles que já estão se tornando leitores do Blog da Mocidade da Igreja Presbiteriana de Betim.
Estou de férias esse mês, mas mesmo assim, depois do útlimo post, só hoje durante a madrugada consegui sentar em frente ao computador e escrever um pouco.
Hoje eu não irei divulgar nenhum evento da Mocidade, mas gostaria de escrever um pouco sobre vários temas e experiências que vivi nessa primeira quinzena do mês de julho/2007.
Ontem (segunda feira, dia 16/07) estive com a Márica, minha irmã, na abetura do CONFRAJOVEM da Igreja Batista da Lagoinha. Fui até lá, atraído pela divulgação que dizia ter como ministério de louvor o David Quinlan, e como pregador o Pastor Toninho (da Presbiteriana Central de Contagem e Cidade Voadora). Creio que se eu pudesse dar um título à mensagem dele ali para aqueles milhares de jovens presentes seria COMPROMETIMENTO. As mensagens do Pr Toninho me fazem refletir muito. E como é triste a gente perceber que a juventude, e não só ela, mas toda a Igreja tem se perdido e corrido atrás de nada muitas vezes. Tanto crente correndo atrás de músicos e suas músicas, correndo atrás das bênçãos, correndo atrás do melhor lugar à sombra de um culto. E de repente, vem uma mensagem como aquela para nos desafiar a sermos crentes autênticos, não meros espectadores do "culto-show" que temos experimentado nos dias atuais. Ah, como faz falta a santidade! Como faz falta sentir o toque dos Espírito Santo e um ar de graça nos cultos e na vida dos irmãos. O texto base da pregação foi Êxodo 31, versos de 1 a 6 >>>

"Disse mais o Senhor a Moisés: Eis que chamei pelo nome a Bezalel,
filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito Santo de
Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício, para
elaborar desenhos e trabalhar em ouro, em prata, em bronze, para lapidação de
pedras de engaste, para entalho de madeira, para toda sorte de lavores. Eis que
lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de ; e dei
habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado:"

Fico maravilhado com a vida e o poder que há na Palavra de Deus. Deus chama Bezael para construir o Tabernáculo. Especificamente para isso, ele não estava ali tentando ser o cantor, o pregador, o evangelista - Não, ele foi incumbido de construir o tabernáculo. E o texto diz que o Senhor Deus o encheu do Espírito Santo e de inteligência, capacidade e conhecimento para que ele desenvolvesse tal obra. Ora, vemos que o Senhor o capacitou para que ele desempenhasse o papel para o qual foi chamado. O Pr Toninho falou a respeito de visão. Qual a visão ministerial que Deus tem plantado em seu coração querido leitor? Onde Deus quer te ver agindo? Pense nisso. Pense que o próprio Deus escolhe e capacita os seus escolhidos. E se você é um salvo, você tem um papel a desempenhar no corpo e no Reino de Cristo.
Veja, Deus deu uma visão ministerial a Bezael, o capacitou com o poder do Espírito Santo. Sua tarefa foi direcionada e instruída por Deus. Querido e querida, olhe ao seu redor, descubra em oração, em vida com Deus qual o seu papel, a sua função e Deus lhe dará a resposta e capacitação. Disponha-se! Siga em frente! Conquiste!
E Deus não pára por aí. Vemos que Deus também e enviou o sustento necessário. A obra do Tabernáculo era de ouro, prata e bronze e mais à frente, vemos que o povo começou a doar e a doar, ao ponto de ser necessário que pedissem que parassem pois a quantidade de doações já estava além do necessário. Deus faz assim irmãos, ele dá o sustento necessário a quem se dispõe a segui-lo e ser fiel. Não tenha medo! Se Deus te chama para algo, ele te sustentará, Ele proverá.
E há mais. Deus também cerca você com pessoas que também te apoiarão em sua visão ministerial e são pessoas que também tem alguma visão particular, mas que gastam tempo com você por entender que Deus se coloca em sua vida e te usa... e como corpo seguem junto, apoiando e esperando ser apoiados também. Deus também dá as instruções, o que Ele deseja, na medida correta, tudo em sua Palavra - ore irmão, leia a Bíblia, procure seu foco, seu eixo, esteja na dependência e na orientação de Deus.
Tudo isso que vimos acima é Deus quem dá. Mas é você que precisa ir ao trabalho. A parte mais difícil o Senhor garante e sustenta. Mas a construção da obra é algo que você e eu devemos fazer.
Não sei qual o seu chamado, qual a sua função - Mas sei que você sabe bem - então irmão, pare de negligenciar a voz do Espírito Santo de Deus que fala continuamente dentro de você qual a sua função. Arregace as mangas e comece a trabalhar!
Essa semana comecei a reler o Livro: Maravilhosa Graça, de Philip Yancey. Novamente me pego refletindo sobre as coisas como tem acontecido. Sobre o papel da igreja. Sobre perdão. Sobre a graça redentora de Deus e essa forma de graça que se estende a nós e a qual deveríamos imitar- a compaixão, a gratidão! Me vem à mente também o livro Retorno à Santidade e o livro Uma Vida com Propósitos. Então meu coração dá uma pequena entristecida: olho para todos os jovens da minha igreja e vejo que os que se dispõe sempre são os mesmos e mesmo assim nada de novo tem acontecido. Acho que não temos vivido em santidade como se almejava, como se desejava. Se esse pequeno grupo já tivesse decidido ser mesmo diferentes, e me incluo na lista, talvez muita coisa teria mudado. A verdade é que não temos guerreado como deveríamos. Fazemos muita coisa, mas falta-nos, assim como a igreja da atualidade, voltar ao primeiro amor, às primeiras obras - coisas simples. AH SENHOR! Falta-nos amar-te em verdade!!!! Tenha misericórdia de nós e muda a nossa história ó Deus! Faz-nos crentes compromissados com o Senhor, com a Tua Palavra, cheios do poder do Espírito Santo, crentes cheios de amor e de gratidão pelo Senhor... nada em simples doses, mas uma porção que faça o nosso cálice transbordar!!!!

Nenhum comentário: