sábado, 19 de abril de 2008

O que é um relacionamento saudável?

Acreditamos que os relacionamentos saudáveis são aqueles que fazem três coisas:
  • nos aproximam de Deus;
  • nos aproximam das pessoas;
  • nos ajudam a ser as pessoas verdadeiras que Deus pretendia que fôssemos quando nos criou.
A Bíblia fala dessas três áreas do crescimento espiritual. Nós cumprimos o maior mandamento de amar a Deus (Mt 22.37,38). Seguimos o segundo mandamento de amarmos uns aos outros (Mt 22.39). E nos tornamos as pessoas que Deus pretendia que fôssemos quando nos criou, cumprindo as obras que ele preparou para nós as praticarmos (Ef. 2.10).

Quando pedimos às pessoas para nos dizerem como deveria ser uma "pessoa confiável", elas nos deram as seguintes descrições:
  • Uma pessoa que me aceite do jeito que sou.
  • Uma pessoa que me ame, não importa como eu esteja ou o que eu faça.
  • Uma pessoa cuja influência desenvolva a minha capacidade de amar e ser responsável.
  • Alguém que inspire o amor e boas obras em mim.
  • Alguém que me dê uma oportunidade de crescer.
  • Alguém que me dê mais amor.
  • Alguém com quem eu possa ser eu mesmo.
  • Alguém que permita que eu seja pro fora como eu sou pro dentro.
  • Alguém que me ajude a me sacrificar em benefício dos outros e de Deus.
  • Alguém que me ajude a me tornar a pessoa que Deus quer que eu seja.
  • Alguém cuja vida toque a minha e me torne uma pessoa melhor que isso.
  • Alguém que toque a minha vida e me ajude a ser a pessoa que Deus queria que eu fosse.
  • Alguém que me ajude a ser como Cristo.
  • Alguém que me ajude a amar mais os outros.
Gostaríamos de ter pessoas em nossas vidas que nos ajudassem em todas as áreas. Mas a questão é: como reconhecê-las? Como elas são?

Todo mundo encontra problemas em diferentes aspectos da questão dos "relacionamentos construtivos". Alguns nem pensam que precisamos nos relacionar com as pessoas. Elas acham que o Senhor é suficiente e que devemos confiar somente nele. Outros pensam que devem depender unicamente de si mesmos. Outros ainda acreditam que a Bíblia ensina o valor do srelacionamentos, mas vivem se envolvendo em relacionamentos destrutivos. Todas as pessoas que elas escolhem, amigos, cônjuges, igrejas, colegas de trabalho, líderes espirituais e namorados e namoradas, são destrutivas. Elas não têm capacidade de encontrar e gostar de pessoas confiáveis. Por causa desse incrível talento para encontrar pessoas que acabam lhe sfazendo mal, ficam desanimados com os relacionamentos em geral.

Por isso, para começarmos a desfrutar dos relacionamentos construtivos, precisamos primeiro compreender como as pessoas confiáveis são e por que precisamos desse tipo de caráter.
O melhor exemplo de uma pessoa confiável se encontra em Jesus. Nele encontramos as três qualidades das pessoas confiáveis: habitação, graça e verdade. Como disse João: "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14).

HABITAÇÃO: diz respeito à capacidade de uma pessoa se relacionar conosco.
Muitos casamentos mostram um sinal da deteriorização do relacionamento construtivo quando um dos cônjuges começam a reclamar de coisas como: "Ele não está mais comigo. Não o sinto mais como antigamente". Ou: "Ele parece tão distante de mim".

GRAÇA: A segunda qualidade dos relacionamentos construtivos que Jesus exemplifica é a graça. A graça é o "favor não merecido". Isso significa que alguém está do nosso lado, que ele está "para nós". A graça implica no amor incondicional e na aceitação sem condenação (Rm 8.1; Ef 4.32). Os relacionamentos nos quais as pessoas não aceitam sem culpa ou condenação são, na verdade, destrutivos e não produzem o crescimento. Eles exigem que sejamos diferentes do que somos para sermos aceitos, e nós não conseguimos usar um amor que precisamos merecer.
A graça faz o oposto. Ela diz que você é aceito do jeito que é e que não será culpado e nem provocará ira por causa do que estiver experimentando.

VERDADE: A terceira qualidade que Jesus incorporou para nós é a verdade. A verdade implica em muitas coisas, mas nos relacionamentos ela subentende honestidade, ser verdadeiro com os outros e viver a verdae de Deus. Muitas pessoas pensam que os relacionamentos construtivos são aqueles que simplesmente oferecem graça sem confrontação, mas, no fim, esses relacionamentos também são destrutivos.

Precisamos de pessoas em nossas vidas que sejam honestas conosco, nos digam quando estamos errados e se precisamos mudar. Precisamos de amigos que caminhem na verdade e vivam os princípios de Deus conosco. Isso não significa que eles sejam condenadores e, sim que, em sua aceitação, são sinceros sobre os nossos erros sem nos condenarem: "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado" (Gl 6.1).

Os relacionamentos construtivos verdadeiros são aqueles nos quais podemos falar a verdade uns para os outros e nos confrontarmos quando necessário. A graça e a ausência de condenação nos permitem fazer isso sem o medo que sentiríamos em um relacionamento baseado em condenação.

Nenhum comentário: