sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Escola Dominical

O termo "Escola Dominical" foi primeiramente usado pelo jornalista evangélico Robert Raikes, na Inglaterra, a partir de 1780, quando começou a oferecer instrução rudimentar para crianças pobres em seu único dia livre da semana: domingo, pela manhã e à tarde, pois a maioria mesmo tendo pouca idade já trabalhava durante a semana. A Escola Dominical nasceu para servir como o ensino público gratuito, orientado pelos princípios da educação-cristã, vindo posteriormente o governo britânico e de outros países a oferecer o sistema de educação pública e a se responsabilizar oficialmente por ele. O movimento iniciado por Raikes é considerado o precursor desse sistema.

Portanto, a Escola Dominical do nosso tempo não é o mesmo do britânico inicial, mas o tipo de escola que surgiu na América do Norte muito tempo depois oferecendo um conteúdo curricular bíblico não mais objetivando prioritariamente a aprendizagem da leitura e da escrita de seus alunos e sim o conhecimento bíblico, a edificação espiritual, o discipulado e a integração e a evangelização.Por isso, a Escola Dominical é o momento especial da semana para que todos que pertencem a uma igreja local (crianças, adolescentes, jovens, adultos, incluindo os novos convertidos), primeiramente, se reúnam para estudar a Palavra de Deus de forma pedagógica e metódica, e também promovam a comunhão, o discipulado e a integração de novos crentes e a evangelização, cooperando para o cumprimento da Grande Comissão de Jesus registrada em Mateus 28.18-20.
fonte: escoladominal.com.br

Mocidade de Betim na Escola Dominical

A Mocidade de Betim empenha-se em participar da Escola Dominical e busca desenvolver crescimento espiritual e doutrinário a partir dos estudos feitos na sala de aula da escola bíblica.

Atualmente o salunos dão seqüência no estudo do livro "Uma Vida com Propósitos" de Rick Warren. O estudo do livro é feito capítulo por capítulo, um por semana. A idéia deste estudo é estrair tudo o que for bom do sensinamentos do livro e tentar aplicar na comunidade local, na vida da igreja e na vida pessoal.

A sala da Mocidade não tem um currículo fechado e, por isso, os visitantes podem integrar-se ao grupo e participar dos estudos. Mesmo aqueles que já leram o livro sempre aprendem algo com os relatos dos outros jovens e com as aplicações das lições.
Para 2008 os professores responsáveis pela classe são: Marcone (líder de Mocidade) e o seminarista Wilker, que também ficou designado pelo Conselho da igreja a liderar a Mocidade de Betim. Ter os líderes de mocidade à frente da Escola Dominical é algo muito bom pois torna o momento de estudo uma extensão de todo o trabalho desenvolvido pelos jovens.

Esperamos que você leitor(a) do Blog possa participar conosco sempre que possível.

Aproveite sempre estes momentos de estudo pois, além de produzirem mais conhecimento, promovem maior integração, comunhão e a busca de novas formas de aplicar a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: